user_mobilesplash

7 Erros de Projeto Que Você Deve Evitar

Se você está pensando em criar uma nova campanha de e-mail existem algumas dicas importantes de design que você precisa estar ciente. Pequenos erros de design, que são fáceis de corrigir, podem determinar se alguém prestará ou não atenção aos seus e-mails.

Para ajudá-lo a melhorar seus e-mails, aqui estão 7 erros de projeto que você deve evitar:

 

1. Ignorar o Mobile

 Mobile Mabeweb

Mais da metade de todos os e-mails são lidos em dispositivos móveis. Isto significa que a sua mensagem precisa aparecer bem em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela que o seu público está usando.

A maneira mais correta de garantir que seus e-mails abram bem em todas as caixas de entrada é desenvolver modelos de templates responsivos. Esses templates são construídos com tecnologia que se adapta ao tamanho da tela que o leitor está usando e reorganiza o conteúdo para que ele seja exibido corretamente.

Mas mesmo se você não estiver usando um template responsivo, lembre-se que as pessoas vão ler e interagir com seus e-mails de forma diferente em uma tela menor. Por isso crie mensagens claras e concisas com conteúdo fácil de ler em telas pequenas e que também funcionem em telas grandes. Isto resolverá na maioria dos casos.

 

2. Esquecer sobre branding

As pessoas devem ser capazes de reconhecer imediatamente o seu negócio quando seu e-mail chega à caixa de entrada. Isso ajudará você a se conectar melhor com seus leitores de e-mail e parecer mais profissional.

Aqui estão três maneiras fáceis de marcar os seus e-mails:

  • Seja coerente com logomarca e cores: Sua logomarca deve ser posicionada na parte superior do seu e-mail e as cores que você usar devem estar de acordo com a sua marca.
  • Use imagens de seus negócios e/ou produtos: Inclua imagens reais que mostram o trabalho que você está fazendo dia-a-dia.
  • Use uma linguagem adequada: Use uma linguagem coerente com o seu público. Revise muito bem os textos e NÃO DEIXE passar erros de ortografia.

 

3. Uso de fontes difíceis de ler

A utilização de muitas fontes diferentes fará com que seus e-mails pareçam desorganizados e desviará a atenção da mensagem que você está tentando transmitir. Evite o uso de mais de duas fontes diferentes nos e-mails que envia. Tente usar fontes comuns, como Arial, Helvetica, Verdana. Essas fontes são altamente legíveis e compatíveis com maioria dos leitores e ferramentas de e-mail.

Fontes certas - Mabeweb

 

Aqui vão as mais utilizadas:

 

  • Andale Mono
  • Arial
  • Arial Black
  • Book Antiqua
  • Comic Sans MS
  • Courier New
  • Georgia
  • Helvetica
 
  • Impact
  • Symbol
  • Tahoma
  • Terminal
  • Times New Roman
  • Trebuchet MS
  • Verdana

 

Outras considerações para fontes:

  • Tamanho: Use 22 a 24pt para cabeçalho e 12 a 16pt para o texto.
  • Quantidade: Percebemos que textos com até 20 linhas geram taxas de cliques mais altas. Evite textos muito grandes ou pequenos demais.

 

4. Adicionando as cores erradas

Paletas Cores - Mabeweb

Se abusar das cores você poderá perder o foco e o seu e-mail não parecerá muito profissional. As cores que não fazem parte da sua marca e não ajudam na identificação do seu negócio podem gerar dúvidas e levar as pessoas a ignorar ou excluir suas mensagens. Em vez disso, utilize 2 ou 3. Se você não sabe as cores exatas da sua marca, ferramentas como Color Cop para usuários de PC, ou Digital Color Meter para Macs, permitem que se descubra o código RGB ou o valor HEX (hexadecimal) das cores no seu site ou logotipo.

 Color Cop - Mabeweb    Digital Color Mete - Mabeweb

5. Esquecer-se de organizar

As pessoas que leem os seus e-mails decidem se a sua mensagem é relevante ou não muito rapidamente. Por isso se você deseja que suas mensagens gerem interações com o seu público você precisa que o seu conteúdo esteja bem organizado e disposto para facilitar a leitura. O ideal é você ter uma informação principal que deseja passar para o seu público e não mais do que 2 a 3 mensagens secundárias sendo que a sua mensagem principal é a primeira coisa que deve ser vista ao abrir o e-mail. Comece com um cabeçalho com uma mensagem curta que desvende o que as pessoas lerão no e-mail. Substitua parágrafos longos por frases rápidas que informem o que você está fazendo, por que isso é importante para elas e que deixe claro qual a atitude que gostaria que elas tomassem.

 

6. Não utilizar (ou utilizar mal) imagens

Seu e-mail deve ter uma imagem atraente que desperte a atenção dos seus leitores e os faça prestar atenção. Você pode usar fotos de produtos ou do seu local de trabalho ou mesmo selecionar uma imagem que suporte a sua mensagem e se adapte à sua marca. Tenha cuidado para não sobrecarregar seu e-mail com muitas imagens. Uma análise recente feita pela Constant Contact com mais de 2 milhões de clientes descobriu que e-mails com no máximo 3 imagens resultaram em maiores taxas de cliques.

 

7. Não adicionar links e botões relevantes

Seu e-mail deve incluir pelo menos um link relevante para conduzir as pessoas de para o seu site, blog, ou perfis de mídia social. Tenha cuidado para não sobrecarregar seus e-mails com muitos links. Acreditamos que 5 a 7 links seja o limite para um e-mail bem construído. Ao incluir um link para seu site, certifique-se de conduzir as pessoas para a página mais relevante para a ação que você deseja. Por exemplo, se você quiser que alguém compre um produto, remeta para a página do produto e não para a página inicial do seu site.

 Botões call to action - Mabeweb

 

Se você está cometendo algum destes erros não se apavore. Faça os ajustes que indicamos e o seu e-mail terá uma ótima aparência nas caixas de entrada e os seus resultados vão melhorar.