user_mobilesplash

Como projetar e-mails responsivos

para telas pequenas e períodos curtos de atenção

Como você checa seu e-mail?

Se você é como a maioria, é quase sempre numa tela menor do que era há alguns anos atrás. Em 2015 o mobile passou a ser a primeira tela. Atualmente mais de 65% de todos os e-mails são abertos em dispositivos móveis. Por isso, quando se trata de seu e-mail marketing, você precisa estar certo de que suas mensagens ficarão ótimas, não importa o tamanho de tela que o seu público esteja usando. Pense sobre como as pessoas estão lendo e interagindo com seus e-mails no mundo cada vez mais móvel de hoje.

O primeiro passo é criar uma mensagem convincente que prenda a atenção do seu público e faça-os clicar para abrir ou baixar as imagens. 

Se você olhar para a caixa de entrada do seu próprio smartphone notará que existem três elementos-chave em todas as mensagens:

  • Nome do remetente: Permite que as pessoas saibam quem enviou a mensagem
  • Linha de assunto: Permite que as pessoas saibam sobre o que é o e-mail e por que elas deveriam abri-lo
  • Descrição: Dá às pessoas uma amostra do conteúdo do e-mail.

Se você trabalhar bem estes três elementos e alguém clicar para abrir suas mensagens, você terá apenas 2 segundos para prender sua atenção e levá-los a tomar as ações desejadas. Existem algumas boas práticas que você precisa ter em mente para projetar e escrever e-mails para telas pequenas e curtos períodos de atenção.

Veja algumas delas.

1. Posicionamento

Transmita a mensagem da forma mais focada possível. O ideal é você transmitir uma informação principal e não mais do que 2 ou 3 secundárias. Pense sobre o objetivo do seu e-mail. Se você pudesse passar somente uma informação para o seu público, qual seria? Uma vez definida a mensagem principal, posicione-a no topo de seu e-mail, de forma que seja a primeira coisa que as pessoas verão ao abri-lo. Dica: Uma maneira de fazer seus e-mails mais amigáveis para os dispositivos móveis é utilizar um modelo de coluna única. Isto tornará mais fácil ler todas as informações sem ter que clicar para ampliar a tela.

2. Formato

As pessoas consomem informação de maneira diferente em uma tela menor. Uma das maiores diferenças é a rapidez com que podem rolar, clicar e analisar informações com as pontas dos dedos. Pensando nisso, projete o conteúdo dos seus e-mails para as pessoas que gostam navegar, facilitando o entendimento e a navegação.

  • Comece com uma mensagem curta no cabeçalho que informe o conteúdo que eles vão ler. A imagem ao lado traz um exemplo claro e conciso. 
  • Substitua parágrafos longos por frases rápidas que informem as pessoas sobre o que você está fazendo, por que isso que é importante para elas, e que ações você gostaria que tomassem.
  • Evite parágrafos longos que possam dispersar a atenção dos leitores em vez de dar ao seu conteúdo a atenção que ele precisa.

3. Imagens e Marca

Inclua uma boa imagem que ajude o leitor a se conectar com a mensagem que você está transmitindo, logo na primeira olhada. Se sua organização está pedindo doações para um projeto, use uma imagem que mostre como esses recursos serão utilizados. Se o seu negócio é varejo escolha imagens que mostrem os benefícios dos produtos que você está promovendo em situações de uso. E, se você não está vendendo um produto ou serviço, e só quer compartilhar alguma informação útil, use uma imagem relacionada com o conteúdo que você está compartilhando aumentando o interesse na leitura.

Tenha em mente que em muitos dispositivos móveis, as imagens não serão exibidas automaticamente e em muitas vezes nem serão abertas. Por isso, é importante não sobrecarregar seu e-mail com imagens demais e sempre se certificar de que exista texto (html) suficiente para fornecer as informações necessárias para dar sentido ao seu e-mail sem as imagens.

4. Forte Call-to-Action

Agora que as suas peças já estão funcionando corretamente em telas mobile, o último passo é fazer com que os leitores entendam claramente qual é a ação que você quer que eles tomem.

Nos casos em que a ação acontecerá off-line, como visitar a sua loja, comparecer a um evento, ligar para fazer uma reserva ou um pedido – é importante deixar claro o que você quer que eles façam e fornecer todas as informações necessárias para isso. Se o próximo passo for online – visitar o seu website, inscrever-se para um evento, ou comprar na sua loja online – então você precisa colocar um link que seja visível e fácil de clicar em qualquer tamanho de tela. 

Lembre-se que no mobile seus leitores precisam clicar ou rolar com a ponta dos dedos. Então, evite colocar diversos links ou oferecer várias opções para escolher onde clicar. Sempre que possível adicione apenas um botão e que seja fácil de clicar no telefone.

 

Não espere para começar!

Siga estas dicas de boas práticas quando for desenhar seus e-mails, newsletters ou anúncios. Se precisar de alguma ajuda conte com os serviços da MabeWeb.