user_mobilesplash

10 IDEIAS

PARA AUMENTAR A SUA LISTA DE CONTATOS

 

Construir uma lista de contatos engajados é uma das partes mais importantes na criação de uma estratégia de e-mail marketing de sucesso. E, para um grande número de empresas e organizações, é também um dos mais desafiadores. Mesmo tendo um conteúdo que você sabe ser algo de valioso para oferecer aos seus públicos (clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, etc.) atuais e potenciais, fica a dúvida:

Como realmente levá-los a se inscrever na sua lista?

Felizmente, há uma série de ações ou ferramentas que você pode usar para aumentar a sua lista de contatos. Neste post, vamos dar uma olhada em algumas ideias que podem ajudar a alcançar o sucesso com e-mail marketing através do crescimento de suas listas consentidas (opt-in).

 

 

Inscrição no papel

1. Use uma folha de inscrição em papel (onde as pessoas preencham os seus dados e saibam o que vão receber)

Usar uma folha de papel do tipo “inscreva-se para receber nossas informações” é uma das maneiras mais simples de aumentar a sua lista de e-mail. E é também uma das mais eficazes. Especialmente se você tem uma loja de varejo ou uma pequena loja onde você interaja com os clientes face-a-face. Esta folha de inscrição deve ter um “título pergunta + brinde”.

Algo como, por exemplo: "Você gostaria de receber e-mails com novidades sobre eventos de degustação de cervejas e ganhar um vale-cerveja?" É uma pergunta simples que oferece aos leitores um vislumbre do que eles podem esperar dos seus e-mails e fornece um incentivo para assinar a lista.

 

 

botão de inscrição nos e-mails

2. Adicionar um botão de inscrição nos seus e-mails

Você pode não perceber, mas nem todo mundo que vê seus e-mails estará nas suas listas de contatos. Se você compartilhar seus e-mails em mídias sociais, por exemplo, muitos de seus fãs e seguidores que lerão suas mensagens não vão estar na sua lista de contatos.

As pessoas também podem encaminhar seus e-mails para seus amigos. Para tornar mais fácil a inscrição, inclua sempre um botão “Junte-se a Minha Lista de Mailing” em cada e-mail que enviar.

 

 

formulário de inscrição no site

3. Coloque um formulário de inscrição em seu site

Seu site pode ser o primeiro contato que muitas pessoas terão com o seu negócio. Não perca a oportunidade de ficar conectado com os novos visitantes. Convide-os a se inscrever em sua lista de contatos.

A quantidade de adesões que você receberá será diretamente proporcional à relevância do seu conteúdo. Procure conhecer os segmentos do seu público e ofereça o que importa para eles. Não se incomode se não “chover” inscrições no seu formulário. Uma coisa é certa. Os novos contatos serão pessoas realmente engajadas, que querem receber seus e-mails.

Crie um e-mail automático de boas vindas e envie poucas horas após a inscrição. No texto aproveite para confirmar o tipo de conteúdo que você enviará e a periodicidade. Informe também a sua política de privacidade com os dados recebidos e nunca traia a confiança do seu público fornecendo o seus e-mails para terceiros.

 

 Coletar endereços de e-mail

4. Coletar endereços de e-mail, quando realizar algum evento.

Se você organiza eventos onde as pessoas precisam se registrar ou comprar bilhetes com antecedência, é provável que você já esteja recolhendo informações de contato importantes. Este é o momento perfeito para convidá-las a entrar na sua lista de e-mails. Ofereça benefícios como poder se comunicar com os participantes do evento ou o envio de uma pesquisa sobre os participantes pós-evento.

 

 

 

banco de dados existente

5. Olhe para o seu banco de dados existente

Não negligencie o seu banco de dados. Se você tem um pequeno negócio, colegas, amigos e membros da família podem ajudar a alavancar o crescimento da sua lista.

Se o seu caso é corporativo, fornecedores, clientes, CRM e os contatos das diversas áreas da empresa podem ser envolvidos em um esforço conjunto para aumentar sua lista. Facilite o processo, crie recompensas e peça a participação de todos.

 

 

whitepaper

6. Ofereça um whitepaper para download

Inicie novos relacionamentos com seus clientes com o pé direito, oferecendo-lhes um whitepaper ou outro conteúdo relevante em troca de seu endereço de e-mail.

Para uma empresa de cursos como a Oficina Culinária Floripa, um de nossos clientes, oferecer um desconto na matrícula em troca da adesão à lista de contatos é uma forma de atrair novos clientes para o seu negócio, além de aumentar o mailing.

 

 

inscrições por dispositivos móveis

7. Permita e facilite as inscrições por dispositivos móveis

A quantidade de pessoas que utilizam dispositivos móveis para acessar a internet e ler e-mails é cada vez maior. Por isso, facilite a adesão através de smartphones e tablets.

Teste suas landing pages e formulários de inscrição utilize QR-Code e capriche na renderização.

 

 

 

 cartão postal

8. Panfletagem

Se você quer dar às pessoas a opção de se inscrever manualmente, mas não têm um lugar conveniente como uma loja para expor a sua folha de inscrições em papel, considere o uso dos métodos tradicionais como cartões postais, panfletagens e malas-diretas para convidar clientes a entrar na sua lista.

Esta estratégia é interessante para serviços locais como restaurantes, pet shops e lojas de conveniência.

 

 

 formulário de inscrição no Facebook

9. Coloque um formulário de inscrição em sua página no Facebook

O Facebook oferece uma plataforma poderosa para construir audiência para o seu negócio. Mas também é importante e prudente migrar as relações das mídias sociais para fora delas. Convide seus fãs e seguidores a se juntarem a sua lista de contatos ou discussão. Você precisa captar os endereços de e-mail. Isto lhe manterá em contato com seu público sem ter de se preocupar com eventuais mudanças na rede social ou declínios no alcance das publicações.

Outro de nossos clientes o COM (Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do HSL/PUC/RS) já obteve quase 500 novos contatos, através de promoções em sua página no Facebook convidando seus seguidores a aderir a lista de contatos para receber mensalmente o Informativo. (Landing Page de Inscrição).

 

conteúdos exclusivos

10. Ofereça conteúdos exclusivos

A melhor maneira de conseguir que as pessoas se interessem pelo seu e-mail marketing é oferecer algo que elas não podem encontrar em outro lugar qualquer.

Ofereça algo do tipo "Você vai ler aqui primeiro" para motivar as adesões. Ofereça conteúdos exclusivos e promova nas redes sociais.

 

 

Comece hoje mesmo!

O importante é aumentar as suas listas de e-mails consentidos, constantemente.

Defina a sua estratégia e coloque-a em prática agora mesmo!

 

Marcelo M. Martinez

Diretor Executivo da MabeWeb