user_mobilesplash

 

1. Ignorar o Mobile

 Mobile Mabeweb

Mais da metade de todos os e-mails são lidos em dispositivos móveis. Isto significa que a sua mensagem precisa aparecer bem em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela que o seu público está usando.

A maneira mais correta de garantir que seus e-mails abram bem em todas as caixas de entrada é desenvolver modelos de templates responsivos. Esses templates são construídos com tecnologia que se adapta ao tamanho da tela que o leitor está usando e reorganiza o conteúdo para que ele seja exibido corretamente.

Mas mesmo se você não estiver usando um template responsivo, lembre-se que as pessoas vão ler e interagir com seus e-mails de forma diferente em uma tela menor. Por isso crie mensagens claras e concisas com conteúdo fácil de ler em telas pequenas e que também funcionem em telas grandes. Isto resolverá na maioria dos casos.

 

2. Esquecer sobre branding

As pessoas devem ser capazes de reconhecer imediatamente o seu negócio quando seu e-mail chega à caixa de entrada. Isso ajudará você a se conectar melhor com seus leitores de e-mail e parecer mais profissional.

Aqui estão três maneiras fáceis de marcar os seus e-mails:

  • Seja coerente com logomarca e cores: Sua logomarca deve ser posicionada na parte superior do seu e-mail e as cores que você usar devem estar de acordo com a sua marca.
  • Use imagens de seus negócios e/ou produtos: Inclua imagens reais que mostram o trabalho que você está fazendo dia-a-dia.
  • Use uma linguagem adequada: Use uma linguagem coerente com o seu público. Revise muito bem os textos e NÃO DEIXE passar erros de ortografia.

 

3. Uso de fontes difíceis de ler

A utilização de muitas fontes diferentes fará com que seus e-mails pareçam desorganizados e desviará a atenção da mensagem que você está tentando transmitir. Evite o uso de mais de duas fontes diferentes nos e-mails que envia. Tente usar fontes comuns, como Arial, Helvetica, Verdana. Essas fontes são altamente legíveis e compatíveis com maioria dos leitores e ferramentas de e-mail.

Fontes certas - Mabeweb

 

Aqui vão as mais utilizadas:

 

  • Andale Mono
  • Arial
  • Arial Black
  • Book Antiqua
  • Comic Sans MS
  • Courier New
  • Georgia
  • Helvetica
 
  • Impact
  • Symbol
  • Tahoma
  • Terminal
  • Times New Roman
  • Trebuchet MS
  • Verdana

 

Outras considerações para fontes:

  • Tamanho: Use 22 a 24pt para cabeçalho e 12 a 16pt para o texto.
  • Quantidade: Percebemos que textos com até 20 linhas geram taxas de cliques mais altas. Evite textos muito grandes ou pequenos demais.

 

4. Adicionando as cores erradas

Paletas Cores - Mabeweb

Se abusar das cores você poderá perder o foco e o seu e-mail não parecerá muito profissional. As cores que não fazem parte da sua marca e não ajudam na identificação do seu negócio podem gerar dúvidas e levar as pessoas a ignorar ou excluir suas mensagens. Em vez disso, utilize 2 ou 3. Se você não sabe as cores exatas da sua marca, ferramentas como Color Cop para usuários de PC, ou Digital Color Meter para Macs, permitem que se descubra o código RGB ou o valor HEX (hexadecimal) das cores no seu site ou logotipo.

 Color Cop - Mabeweb    Digital Color Mete - Mabeweb

5. Esquecer-se de organizar

As pessoas que leem os seus e-mails decidem se a sua mensagem é relevante ou não muito rapidamente. Por isso se você deseja que suas mensagens gerem interações com o seu público você precisa que o seu conteúdo esteja bem organizado e disposto para facilitar a leitura. O ideal é você ter uma informação principal que deseja passar para o seu público e não mais do que 2 a 3 mensagens secundárias sendo que a sua mensagem principal é a primeira coisa que deve ser vista ao abrir o e-mail. Comece com um cabeçalho com uma mensagem curta que desvende o que as pessoas lerão no e-mail. Substitua parágrafos longos por frases rápidas que informem o que você está fazendo, por que isso é importante para elas e que deixe claro qual a atitude que gostaria que elas tomassem.

 

6. Não utilizar (ou utilizar mal) imagens

Seu e-mail deve ter uma imagem atraente que desperte a atenção dos seus leitores e os faça prestar atenção. Você pode usar fotos de produtos ou do seu local de trabalho ou mesmo selecionar uma imagem que suporte a sua mensagem e se adapte à sua marca. Tenha cuidado para não sobrecarregar seu e-mail com muitas imagens. Uma análise recente feita pela Constant Contact com mais de 2 milhões de clientes descobriu que e-mails com no máximo 3 imagens resultaram em maiores taxas de cliques.

 

7. Não adicionar links e botões relevantes

Seu e-mail deve incluir pelo menos um link relevante para conduzir as pessoas de para o seu site, blog, ou perfis de mídia social. Tenha cuidado para não sobrecarregar seus e-mails com muitos links. Acreditamos que 5 a 7 links seja o limite para um e-mail bem construído. Ao incluir um link para seu site, certifique-se de conduzir as pessoas para a página mais relevante para a ação que você deseja. Por exemplo, se você quiser que alguém compre um produto, remeta para a página do produto e não para a página inicial do seu site.

 Botões call to action - Mabeweb

 

Se você está cometendo algum destes erros não se apavore. Faça os ajustes que indicamos e o seu e-mail terá uma ótima aparência nas caixas de entrada e os seus resultados vão melhorar.

 

Clientes

clientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientesclientes